sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A recompensa

Depois de muito esforço e dedicação, os alunos da 81 e 82 das EEB Esther Crema Marmentini foram reconsadas com uma viajem para o parque aquático de Treza Tilhas.



terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Natal está chegando....


Coordenados pela professora Angelita os alunos estão desenvolvendo trabalhos que visam a compreensão do verdadeiro significado do natal.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O que é o Natal

O Natal de Jesus Cristo, conforme o relato dos evangelistas São Mateus e São Lucas, é rico de fatos extraordinários, mas que facilmente foram visibilizados na arte e que, com imensa criatividade ao longo dos séculos, formam um rico patrimônio da humanidade em pinturas, esculturas, vitrais, música, teatro, cinema... Ao redor do fato central do nascimento de jesus, os relatos bíblicos nos apresentam: a anunciação a Maria, a visita de Maria a sua prima Isabel, o nascimento de Jesus numa gruta em Belém, a presença da estrela, a adoração dos pastores e dos sábios do oriente, a apresentação de Jesus no Templo, a perseguição de Herodes e a fuga para o Egito...

Mais tarde à tradição cristã, por influências várias, seja de países evangelizados, seja de santos, foram acrescentados elementos que hoje são indispensáveis na comemoração e na decoração da festa de Natal, dando-lhe uma identidade única. Entre esses elementos estão o Papai Noel, a vela, as bolas resplandecentes, o pinheirinho, a troca de presentes e, principalmente, a montagem do presépio e a celebração religiosa do Natal. Deturpados ou não pela sociedade secularizada e dominada pelo mercado, eles constituem o eco do maior evento da história: a encarnação do Filho de Deus, Jesus.

Cabe aos cristãos relembrar continuamente que essa festa e os ingredientes que a identificam nasceram da fé, apontam para a fé, se concretizam em demonstrações de amor, traduzidos em intimidade familiar, solidariedade para com os mais pobres e luta pela vida , vida digna para todos, e luta pela paz.

Natal tem a ver é com Jesus de Nazaré, com a referência histórica do nascimento de Jesus Cristo: afinal é a celebração de seu aniversário!

O Natal celebra o aniversário de nascimento do Filho de Deus e, nessa festa, adquire novo sentido o nascimento de qualquer pessoa, a vida de cada um de nós.

Para o seguidor de Jesus Cristo, Natal é muito mais do que memória e comemoração do nascimento do Senhor. Natal é memorial e celebração. (http://www.comamor.com.br/o_que_e_natal.asp)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Homenagem ao Dia Dos Professores

Gincana em comemoração ao Dia das Crianças.

No dia 08 de outubro a EEB. Esther Crema Marmentini realizou uma gincana esportiva.
Esta foi mais uma forma de presentear os alunos pela passagem do dia das crianças.
Parabéns a todos os professores e alunos pelo empenho e dicacação na organização de mais este evento.






























quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Eu tenho um sonho, e você?

Dia da Paz

No dia 5 de Outubro o estado de Santa Catarina comemora o "Dia Da Paz".


Desta forma, nossa escola desenvolveu vários trabalhos no intuito de orientar e conscientizar os alunos sobre a importância da paz na sociedade.










As vezes é preciso esquecer o orgulho e fazer um pedido de desculpa, faz bem para a alma e trenquiliza o coração.

Alunos participam da Feira do Conhecimento



Alguns alunos orientados pela professora Georgete participaram da feira do Conhecimento em Fraiburgo.

Este tipo de atividade é muito importante para a socialização do conhecimento além de incentivar os alunos a compreenderem a necessidade de serem agentes pesquisadores e não apenas repetidores de conhecimento.

































segunda-feira, 19 de setembro de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dia do estudante.



























































Em comemoração ao dia do estudante os alunos foram presenteados como um velo momento de recreação e lazer. Esta atividade realizou-se nas dependências do ginásio de esporte do Parque da Uva, nesta oportunidade foram realizados os jogos interclasse na modalidade de Futsal.











segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia dos Pais





Neste dia 14/08 foi comemorado o dia dos pais, momento este aonde podemos agradecer a eles por tudo que fizer por nós.


Parabéns a todos os pais, que com amor e dedicação procuram ser bons exemplos para seus filhos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Trabalhos de Artes

 TEXTURAS
TRABALHO INSPIRADO NA OBRA DE VICENT VAN GOGH "OS GIRASSOIS"
3ª 01
 PESQUISA SOBRE A VIDA E AS OBRAS DE TARCILA DO AMARAL
TÉCNICA: COLAGEM- TNT- E.V.A
6ª 01
 "EXPRESSIONISMO"
A PINTURA É MARCADA POR, LINHAS CURVAS, PINCELADAS BRUSCAS, CORES FORTES QUE REPRESENTAM SENTIMENTOS E EMOÇÕES.
A ARTE BROTA  DO ÍNTIMO DO SER, A DEFORMAÇÃO DOS OBJETOS.
"IMPRESSIONISMO"
A PINTURA É MARCADA POR PONTOS OU PINCELADAS, NÃO HÁ CONTORNOS, A IMAGEM NÃO É NÍTIDA QUANDO ESTAMOS PRÓXIMOS.
FORMAS GEOMETRICAS
RELEITURARA DA OBRA "FEIRA" DE TARSILA DO AMARAL
1ª 01

terça-feira, 26 de abril de 2011

Drogas

O grupo teatral "Klic Produção Artistica" em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Videira estiveram nas dependências da escola no dia 26 de abril de 2011 apresentando um lindo teatro que tem por objetivo alertar os jovens para os riscos do uso de drogas.

Parabéns a todo o grupo teatral pela linda  apresentção.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


A Escola iniciou suas atividades em 1936, como Escola Isolada da Encruzilhada, tendo apenas uma professora e uma sala de aula.
Em 1990 através do decreto nº 033 de 02 de fevereiro de 1990, foi criada a Escola Básica Esther Crema Marmentini-14.05.07372-5
No ano de 2000 foi transformada em Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini.
Localiza-se na Rua: Severino José Pasqual, s/nº, Bairro Santa Gema, na Cidade de Videira, Santa Catarina, e os educandos em sua maioria, são oriundos dos bairros Cidade Alta, Santa Gema, Vila Vitória, Cinqüentenário, Das Torres, Colina Verde, Cetrevi e interior do município de Videira ou próximos a escola.
A Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini possui como entidade mantenedora o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Educação.
A escola oferece o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série nos períodos matutino e vespertino, contando com aproximadamente 390 alunos divididos pelo sistema de séries.
A grande parcela dos alunos são filhos de funcionários da Empresa Perdigão, diversas outras firmas e empresas próximas da escola e agricultores.

QUAL O PAPEL DA ESCOLA?

 
A escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente e ministrar a Educação do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as normas especificamente aplicáveis.
 O posicionamento político-pedagógico de toda a comunidade escolar se definirá em promover, a/ao aluno/a, acesso ao conhecimento sistematizado e, a  partir deste, a produção de novos conhecimentos. Este é o alvo principal dos objetivos da escola, contribuindo na formação da próxima geração de cidadãos transformadores da nova sociedade e preocupa-se com a formação de um/a cidadão/ã consciente e participativo/a na sociedade  em que está inserido/a.
A comunidade escolar tem como eixos norteadores: Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer, valores como respeito, solidariedade, disciplina e coletividade.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

19 de abril dia do Índio














DIA DO ÍNDIO


Todo dia é dia de índio?


Sim pois não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril. Quer saber porque esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com o objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas que ainda sofriam coma discriminação do homem branco. Por este motivo, as professoras Solanmge Orth e leli cenci do 2º an 02, realizaram um trabalho com as crinças destacando prinicpalmente, moradia, comidas, armas, costumes e danças.


















Maquetes que representem o Periodo Feudalista

 Como forma de fixação dos conteúdos expostos em sala de aula os alunos da sexta série orientados pelo professor de História Vanderlei Luiz Schneider de forma lúdica foram incentivados a identificar os principais elementos que marcaram o sistema feudal na Europa Medieval, buscamos contextualizar as questões siciais, econômicas e de poder, traçando um paralelo sobre a "Questão da Terra" na idade média e atual.





sexta-feira, 8 de abril de 2011

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Adicionar imagem
Tendo em vista a epidemia da dengue (doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti) as Professoras Terezinha Campaginim Sartor e Lel i Cenci, elaboraram um projeto com os alunos do 3º ano, com o intuito, de esclarecer as ações que eliminem a proliferação do mosquito causador da dengue.


















Vamos acabar com a dengue antes que a dengue acabe coma gente.


segunda-feira, 28 de março de 2011

A informática é mais uma ferramenta na busca de uma mellhor educação.

A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.


Desta forma os alunos da 6ª 01 orientados pela profesora Juliana utilazarão este atifício como ferramenta de pesquisar para identificar os vários tipos de vírus e quais as precalções que devemos ter para não sermos contaminados.