terça-feira, 26 de abril de 2011

Drogas

O grupo teatral "Klic Produção Artistica" em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Videira estiveram nas dependências da escola no dia 26 de abril de 2011 apresentando um lindo teatro que tem por objetivo alertar os jovens para os riscos do uso de drogas.

Parabéns a todo o grupo teatral pela linda  apresentção.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


A Escola iniciou suas atividades em 1936, como Escola Isolada da Encruzilhada, tendo apenas uma professora e uma sala de aula.
Em 1990 através do decreto nº 033 de 02 de fevereiro de 1990, foi criada a Escola Básica Esther Crema Marmentini-14.05.07372-5
No ano de 2000 foi transformada em Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini.
Localiza-se na Rua: Severino José Pasqual, s/nº, Bairro Santa Gema, na Cidade de Videira, Santa Catarina, e os educandos em sua maioria, são oriundos dos bairros Cidade Alta, Santa Gema, Vila Vitória, Cinqüentenário, Das Torres, Colina Verde, Cetrevi e interior do município de Videira ou próximos a escola.
A Escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini possui como entidade mantenedora o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Educação.
A escola oferece o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série nos períodos matutino e vespertino, contando com aproximadamente 390 alunos divididos pelo sistema de séries.
A grande parcela dos alunos são filhos de funcionários da Empresa Perdigão, diversas outras firmas e empresas próximas da escola e agricultores.

QUAL O PAPEL DA ESCOLA?

 
A escola de Educação Básica Esther Crema Marmentini tem por finalidade: atender o disposto nas Constituições Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente e ministrar a Educação do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as normas especificamente aplicáveis.
 O posicionamento político-pedagógico de toda a comunidade escolar se definirá em promover, a/ao aluno/a, acesso ao conhecimento sistematizado e, a  partir deste, a produção de novos conhecimentos. Este é o alvo principal dos objetivos da escola, contribuindo na formação da próxima geração de cidadãos transformadores da nova sociedade e preocupa-se com a formação de um/a cidadão/ã consciente e participativo/a na sociedade  em que está inserido/a.
A comunidade escolar tem como eixos norteadores: Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer, valores como respeito, solidariedade, disciplina e coletividade.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

19 de abril dia do Índio














DIA DO ÍNDIO


Todo dia é dia de índio?


Sim pois não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril. Quer saber porque esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com o objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas que ainda sofriam coma discriminação do homem branco. Por este motivo, as professoras Solanmge Orth e leli cenci do 2º an 02, realizaram um trabalho com as crinças destacando prinicpalmente, moradia, comidas, armas, costumes e danças.


















Maquetes que representem o Periodo Feudalista

 Como forma de fixação dos conteúdos expostos em sala de aula os alunos da sexta série orientados pelo professor de História Vanderlei Luiz Schneider de forma lúdica foram incentivados a identificar os principais elementos que marcaram o sistema feudal na Europa Medieval, buscamos contextualizar as questões siciais, econômicas e de poder, traçando um paralelo sobre a "Questão da Terra" na idade média e atual.





sexta-feira, 8 de abril de 2011

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

Adicionar imagem
Tendo em vista a epidemia da dengue (doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti) as Professoras Terezinha Campaginim Sartor e Lel i Cenci, elaboraram um projeto com os alunos do 3º ano, com o intuito, de esclarecer as ações que eliminem a proliferação do mosquito causador da dengue.


















Vamos acabar com a dengue antes que a dengue acabe coma gente.